Textos Liberadores

Eventos traumáticos

“Todo evento traumático na vida de uma família, comunidade ou nação, permanece no seu espaço morfogenético até que seja olhado e, quem sabe, acomodado nas almas dessas pessoas de uma forma diferente. Precisamos olhar com consciência, reconhecer, agradecer e honrar esses eventos e essas pessoas, para que a vida possa continuar nessa reconciliação.”

Bert Hellinger


Consciência da dor


"Permanecer consciente na dor é uma forma de superá-la. Em nossa cultura, a dor tem má fama porque acreditamos que pode nos levar à depressão, mas é o contrário: ficamos deprimidos porque detemos o fluxo espontâneo de nossos sentimentos ou pretendemos ignorar o que dói."

Joan Garriga, em "O amor que nos faz bem".


Teorias explicativas


"Outra dificuldade surge quando, após encontrar a solução, queremos também uma teoria sobre ela. Perdemos a solução se a teorizamos. A teoria é sempre insignificante perto da experiência que tenta descrever e não dá conta de seu alcance total. Quando alguma coisa acontece e procuro explicá-la com uma teoria, fico apenas com a ponta do 'iceberg'."


Bert Hellinger


Nossa maior tentação, é nos atermos à lógica, que só acaba por reduzir os efeitos das constelações. Por mais teorias que analisemos, nada simboliza a imensidão do que representa o campo da dinâmica familiar.

Por isso, frente ao que acontece durante a constelação, a sugestão é acolher e deixar fluir.




60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vingança.